Bruno Ribeiro Fantini - 20174964
Cainã Toledo Nascimento - 20163567
Ivan Chufi Gallo - 20151482
Juliana Fascina Valim - 20170308
Rafael Alves - 20166275
Rafael Antonialli Gabarron - 20158332
O Estádio Governador Plácido Castelo, também conhecido
como Arena Castelão, ou simplesmente Castelão, é um estádio de futebol brasileiro localizado
em Fortaleza, Ceará, e inaugurado em 1973. O
estádio foi reformulado em 2002, e totalmente reformulado novamente em 2012,
visando a Copa do
Mundo FIFA de 2014, para a
Copa o castelão receberá seis jogos, entre eles, dois jogos da Seleção Brasileira.
Após a reforma, será a maior
arena esportiva do Nordeste, passando de 59 mil para 67.037 lugares, segundo a
Secretaria Especial da Copa do Ceará (Secopa). Outras mudanças incluem novas
cabines de imprensa, camarotes, vestiários, túneis de acesso ao campo e cadeiras
retráteis. O estacionamento subterrâneo, parcialmente construído, terá espaço
para 1,9 mil veículos.
Um
dos destaques será a cobertura que protegerá os torcedores das intempéries e
ajudará substancialmente na qualidade da imagem das transmissões televisivas.
Ela adotará estrutura de aço, formada por perfis tubulares com terças e
contraventamentos em perfis dobrados. Na parte superior, sua estrutura terá
contraventamento feito por tirantes metálicos que, por sua vez, vão convergir
para arcos metálicos, ancorados no solo e na alvenaria do estádio. Além da
função estrutural, esses arcos metálicos, que envolvem todo o estádio, têm
papel estético, delimitando linhas verticais nas fachadas, ora revestidas por
vidro, ora protegidas por telas perfuradas. Sobre a estrutura da cobertura
serão instaladas telhas de aço galvanizado com isolamento termoacústico rígido
e impermeabilização com manta flexível na cor branca. Na extremidade interna da
cobertura, telhas de policarbonato transparente vão contribuir para que o campo
tenha bons índices de iluminação natural.
Arcos - Arco da Praça da Apoteose
Foi projetada por Oscar Niemeyer em 1983, durante o governo Leonel Brizola e faz parte do complexo do Sambódromo do Rio
de Janeiro como uma praça onde passam os carros alegóricos. Essa construção tem
uma dupla função: Além de servir para desfiles e apuração das escolas de samba
e shows diversos, durante o ano é usado como escola, que funciona nos
camarotes.
É na Praça da Apoteose que existe
um grande arco parabólico de concreto com um pendente ao centro. Este arco se
tornou um símbolo do sambódromo do Rio e mais um ícone arquitetônico do artista
Construída totalmente com materiais pré-fabricados,
demorou apenas 4 meses para ser terminada.
À menos que o arquiteto tenha
deixado por escrito, ou que as formas tenham referências simbólicas muito
claras, é difícil saber o que se passou na cabeça de um arquiteto ao desenhar
algumas formas cuja única função seja plástica, criando uma referência
marcante. Oscar Niemeyer sempre gostou de trabalhar com arcos e linhas curvas,
assim, esta poderia ser uma forma meramente abstrata baseado no seu estilo
pessoal de criar ícones arquitetônicos. Se entendermos neste sentido, o tirante
central, que desce do arco, foi pensado em termos estruturais e plásticos
(criar beleza) para sustentar uma marquise ou laje que fica mais abaixo.
A segunda hipótese, para entender o significado do arco, seria associa-lo à uma mulher de biquíni. Observe que no topo do arco, existe um pequeno triangulo que poderia ser a parte baixa do biquíni, podendo-se imaginar a mulher ou passista tanto em pé como deitada de bruços.
Cabos – Ponte do
Brooklyn
Brooklyn Bridge é uma ponte suspensa por cabos de aço que
liga Manhattan ao Brooklyn, sobre o East River, na qual possuí extensão de
1.834 metros e altura de 84 m sobre o rio. O tabuleiro central existente vence um vão de 486 m e entre cada torre e
cada margem, um vão de 283 metros. . Foi construída entre 1869 e 1883 e logo se
tornou um dos grandes ícones de Nova York. Foi projetada pelo
imigrante alemão John Roebling, engenheiro e criativo.
Washington Roebling, filho do projetista John Roeblig, teve que que assumir a construção em 1869 porque seu pai sofreu um trágico acidente na obra da ponte através de uma infecção na qual se originou por ter prendido umas de suas pernas quando um barco se chocou no píer quando observava a obra.
Washington Roebling, filho do projetista John Roeblig, teve que que assumir a construção em 1869 porque seu pai sofreu um trágico acidente na obra da ponte através de uma infecção na qual se originou por ter prendido umas de suas pernas quando um barco se chocou no píer quando observava a obra.
Para construir os pilares de granito maciço foi utilizado o
método de caixões flutuantes pneumáticos, no qual escavações submersas ocorriam
dentro destes caixões possibilitando a construção de pilares e suas fundações
sem alterar o curso do rio. Esta escavação era realizada por operários que,
através de elevadores internos aos pilares, chegavam até os caixões e lá
ficavam sob condições normais graças a um mecanismo de injeção de ar comprimido
que tornava a pressão de dentro dos caixões maior que a externa, impedindo a
entrada de água.
Todo material escavado era retirado por
elevadores também internos aos pilares e assim a construção evoluía de
cima para baixo, até que a profundidade almejada fosse alcançada. Porém esse
processo exigia uma série de cuidados. Dentre eles o principal era a
necessidade de uma lenta descompressão que evitaria o acúmulo de bolhas de ar
no cérebro, o que causaria paralisias e curvamentos da coluna.
O maciços rochosos nos
quais os pilares seriam apoiados não se encontravam bastante profundos, no lado
de Brooklyn a 13,6 m de profundidade e no lado de Nova York a 23,8 m. Porém
para afundar os dois caixões e assim apoiá-los em solo firme, muitas
dificuldades foram encontradas. No lado de Brooklyn, tinha-se uma densa camada
de argila, composta ainda por pedregulhos, a qual deveria ser removida. No
início de 1870 os progressos na remoção da camada e afundamento do grande
caixão eram mínimos, cerca de 150 mm por semana e a única solução encontrada
por Roebling foi usar explosivos, uma solução bastante perigosa devido a
confinação do lugar.
Embora o caixão
do lado do Brooklyn não tivesse afundado o bastante para que a pressão de ar em
seu interior se tornasse perigosa, devido a problemas psicológicos e físicos a
situação no interior do caixão se tornou um verdadeiro pesadelo. Em um domingo,
quando nenhum operário trabalhava no local, a pressão do ar causou uma grande
explosão, enchendo de água o grande caixão, o qual afundou muitos centímetros.
O impacto foi extremamente forte e causou sérios estragos na estrutura.
O caixão pilar do lado da
ilha de Manhattan foi ainda mais difícil. As camadas a serem vencidas eram
ainda mais profundas e preenchidas com materiais mais difíceis de serem
cortados, como camadas de lixo e areias bastante argilosas. Com essas e outras
dificuldades vencidas, os caixões dos pilares foram preenchidos com concreto.
Os quatro cabos
principais de suspensão são compostos de fios de aço. Aproximadamente 9750 km
de fios de aço foram usadas no lugar do tradicional uso de cabos feitos de
ferro forjado. Para passar esses cabos pelo topo das torres, Roebling inventou
um aparelho com uma roldana, aparelho nunca antes usado por engenheiros de
pontes até então. Marinheiros acostumados com o trabalho em altos cordames de
barcos à vela, estenderam os cabos. Cada cabo completo tem aproximadamente 6,30
cm de diâmetro e contém 19 feixes de fios. Cada feixe é composto por 278 fios
de aço.
Para
estender os cabos sobre os topos das torres, Roebling evitou o inchamento de
pesados cabos, evitando sempre que possível a danificação da estrutura. Outra
das inovações de Roebling foi utilizar cabos inclinados desde o topo da torre
até os vários pontos do tabuleiro para dar-lhe maior rapidez quando solicitados
por fortes ventos. Dessa forma a ponte acabou por ser concluída, tornando-se a oitava
maravilha do mundo. Por ela passam nos dias de hoje 100.000 carros por dia,
número o qual nunca foi imaginado pelos seus projetistas e, por isso, acabou
por ser adaptada em 1948.
Referências:
Poucos comentários técnicos sobre as soluções estruturais mostradas: -0,3
ResponderExcluirNota: 1,7