segunda-feira, 7 de abril de 2014

Estruturas em Arcos,Cabos e Associações dos mesmos.

Grupo 4:
Fellipe Nunes Miguel
Jessica Alves
Rafael Queiroz
William Mantovani


Ponte Golden Gate ( Cabos )




O nome da ponte foi escolhido em 1927, quando MM O'Shaughnessy, importante engenheiro de São Francisco mencionou a ponte como Golden Gate Bridge, referindo-se ao estreito. A dificílima tarefa de projetar tal estrutura ficou a cargo do alemão Joseph Strauss. Embora não tivesse nenhuma experiência com pontes suspensas, Strauss fechou contrato com a prefeitura e projetou a ponte que começou a ser construída em Janeiro de 1933 e concluída em 1937.


 
A Golden Gate Bridge é uma ponte pênsil. Com 2737 metros de comprimento total, incluindo os acessos, e 1966 metros de comprimento suspenso, sendo a distância entre as duas torres de 1280 metros. Estas torres de suspensão, por sua vez, erguem-se a 227 metros acima do nível do mar, suportando os cabos que, nas pontes com esta arquitectura, suportam o tabuleiro suspenso. Isto significa que os dois cabos principais que a suportam têm de estar preparados para suportar todo o peso do tabuleiro e dos cabos que partem dos cabos principais. Cada um destes, por conseguinte, tem um diâmetro de 92 centímetros, sendo formado por 27572 cabos menores.

 
Um dos maiores desafios da construção aconteceu debaixo d'água. A torre sul estava localizada a mais de 335 metros (1.100 pés) do litoral de São Francisco. Para construir as estruturas da torre sul, os mergulhadores tiveram um papel crucial, descendo até 33 metros (110 pés) nas turbulentas águas do Estreito de Golden Gate. Eles colocavam cargas de dinamite e removiam material solto da base rochosa com mangueiras de alta pressão. Posteriormente, desciam para orientar o posicionamento dos moldes e funis usados para colocar o concreto da proteção da torre sul.
Os mergulhadores trabalhavam em águas que eram escuras, sombrias e frias, e somente quando a maré mudava e as correntes normalmente fortes diminuíam, o que acontecia quatro vezes por dia. Os cilindros de ar portáteis ainda não tinham sido inventados. A vida do mergulhador dependia do constante bombear de ar por uma longa mangueira desde a superfície.



Fonte:
http://goldengate.org/exhibits/portuguese/exhibitarea4a.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ponte_Golden_Gate


Estádio Moses Mabhida ( Estrutura Mista )
 
 

 
 


O Estádio Moses Mabhida é um estádio na África do Sul, construído às margens do Oceano Índico, localiza-se em Durban, construído no local do antigo Kings Park Soccer Stadium que foi demolido em 2006.






O arco superior em "y" com 106 metros de altura, inspirado no do Estádio de Wembley e uma referência à bandeira da África do Sul, deverá receber um bondinho com a finalidade de ampliar o turismo da região, já que é possível ter uma vista privilegiada da cidade e de suas praias. A cobertura está ligada ao arco por meio de cabos de aço com 95 mm de diâmetro.

 
 
Fonte:
 
http://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%A1dio_Moses_Mabhida
 
 
Aquedutos Romanos ( Estrutura em Arco)
 


 
 

Aquedutos são galerias subterrâneas ou expostas à superfície que servem para conduzir água. Os mais antigos que se tem conhecimento eram baseados em uma superfície livre com pequena inclinação para favorecer ao escoamento da água. Quase todas as civilizações da antiguidade construíram seus aquedutos, mas foi com os romanos que houve um grande desenvolvimento dos aquedutos. Seu sistema de abastecimento envolvia 11 aquedutos e o maior deles possuía 90 Km de extensão.
 


 

Para o funcionamento da estrutura, a água era sempre proveniente de locais mais elevados, o que impulsionava a distribuição pelo sistema. A estrutura era construída em formas de arcos capazes de aguentar o peso. Os condutores eram feitos de tijolos e revestidos internamente por cimento, o que costumavam chamar de canalis. A água chegava nas proximidades das cidades e era despejada em reservatórios denominados castellum. Só então o líquido era conduzido por tubos de chumbo ou bronze para a residência dos mais ricos e para as termas.



 
 
Fonte:
 
 
 
 
 
 

Um comentário:

  1. Wikipedia não deve ser usado como referência de pesquisa (-0,5).
    Além disso, foi solicitado no início das postagens, que as pesquisas fossem feitas com pelo menos 3 fontes de pesquisa diferentes, e que não fossem copiadas prontas de um único site. (-0,3)
    Nota: 1,2

    ResponderExcluir