liana Guimarães - 20160025 Marina Serrone - 20168992
PASSARELA
ESTAIADA JOAQUIM F MACEDO
Ficha Técnica:
Obra: Ponte Estaiada de
Pedestres e Ciclistas no Mercado Velho Rio Branco/AC
Fabricante: Metasa S.A. Indústria
Metalúrgica
Peso da estrutura: 420 toneladas
Siderúrgica: Cosipa
Material: COS-AR-COR 500
Local da obra: Rio Branco/AC
Cliente: Construtora Cidade Ltda
Início da obra: dezembro/2005
Término da obra: abril/2006
A passarela, localizada em
Rio Branco (AC), compreende 200 metros, sendo que o vão central possui 110
metros e dois vãos extremos de 45 metros. A largura é de 5,50 metros.
Construída com tecnologia de estaiamento metálico, tem sua estabilidade
garantida pelas curvaturas vertical e horizontal apoiadas em duas colunas com
42 metros de altura das quais descem os cabos que a sustentam
PASSARELA DA ESTAÇÃO DO METRÔ CIDADE NOVA
Ficha
técnica
Estação de metrô Cidade Nova
Local Rio de Janeiro, RJ
Início do projeto 2008
Conclusão da obra 2010
Área da intervenção 41.000 m2
Área construída 4.297 m2 (estação); 1.824 m2 (passarela)
Arquitetura JBMC Arquitetura e Urbanismo Projetista Flávio
Baraboskin
Especificações técnicas Marco Pelaes
Paisagismo Plantae
Estrutura metálica Paulo Ricardo Mendes
Cálculo estrutural/instalações Noronha Engenharia
Construção Carioca Engenharia e Ghimel Engenharia
Para a passarela, foi escolhida como
material básico a estrutura metálica. A peça é composta por três conjuntos de
arcos em seção tubular, sendo os dois primeiros constituídos por dois planos
inclinados que se aproximam na parte mais alta da passagem, no meio do vão.
A solução em arcos foi adotada pela
necessidade de vencer grande vão sobre a avenida e pela beleza a ser
incorporada à paisagem. No trecho sobre a via, a passarela tem quase 140
metros. No seguinte, ela se alarga para acomodar a linha de bloqueios,
bilheteria eletrônica, posto de supervisão e outras áreas vinculadas à operação
da estação.
A seção da estação é uma abóbada em
estrutura metálica, apoiada junto ao muro que separa a propriedade do metrô do
terreno da Rede Ferroviária Federal.
PONTE ADOMI
Esta
ponte fica em Gana, na África e mostra um dos tipos de uso associando arcos e
cabos. Neste caso o arco é metálico e treliçado e une-se, como que em uma só
estrutura, ao tabuleiro da ponte, o que funciona como um sistema para
travamento do tabuleiro, evitando que com o vento haja torções. Os cabos estão
presos diretamente a treliça abaixo do tabuleiro.
A ponte tem um vão principal de 245m e a
ascensão à coroa dos arcos é de cerca de 60m. O
deck é uma estrutura de aço com uma laje de via composto reforçado.
http://m.bridgeweb.com/Article
http://www.metalica.com.br/
Foi solicitado no início das postagens, que as pesquisas fossem feitas com pelo menos 3 fontes de pesquisa diferentes, e que não fossem copiadas prontas de um único site. (-0,3)
ResponderExcluirNota: 1,7