Bruno Ribeiro Fantini - 20174964
Cainã Toledo Nascimento - 20163567
Ivan Chufi Gallo - 20151482
Juliana Fascina Valim - 20170308
Rafael Alves - 20166275
Rafael Antonialli Gabarron - 20158332
Vigas vagão
A viga vagão é basicamente um sistema composto por barra horizontal,
montantes e cabos.
Tendo como princípio vencer esse vão pela utilização desses cabos. O
nome se dá ao fato de que esse tipo de viga serviu durante muito tempo como
elemento estrutural de sustentação de vagões de trens. Nesse caso, o empuxo
horizontal que todo cabo aplica aos apoios é absorvido pela própria viga,
resultando em apenas cargas verticais nos apoios.
A viga vagão pode ter um ou mais montantes. E
conforme aumenta o número de montantes, varia a forma do cabo. Com um único
montante, a forma do cabo é triangular, com dois é trapézio, tendendo no limite
à forma de uma parábola.
Cobertura Terrase Jardim
É uma estrutura vagonada em
aço utilizada para a área de eventos e trata-se de uma cobertura leve e
econômica.
A modulagem de pilares
apropriada para a cobertura é a retangular, na qual conduz a um vagonamento
unidirecional com apenas um montante em uma direção porque o vão resultante é
relativamente pequeno, pois existe a necessidade de uma proteção adicional
contra as intempéries no lado aposto à edificação. Os efeitos de sucção do
vento são combatidos através de um tirante auxiliar, que resulta em um montante
na viga vagonada com apenas um sentido.
Coberta Terrasse Jardim (Fonte: arquivo Projectaço)
Os perfis utilizados de acordo com o pré-dimensionamento das
6 vigas vagonadas são:
Montantes: 2U75x37.5 ch3mm
Vigas principais: 2U150x50x30 ch3mm
As cargas utilizadas são: Sobrecarga:
0,25 kN/m²
Peso do policarbonato: 0,008 kN/m²
Densidade do aço ASTM A36: 78,5 kN/m3
Resistência do aço: fy=250 MPa
Mercedez Benz Design Center
É uma obra
do arquiteto Renzo Piano, executada em Sindelfingen na Alemanha entre 1993 à
1998. Possui uma cobertura em chapas metálicas, concebidas a partir de uma
superfície de toróide, é aliada a barras e cabos que compõem o sistema
denominado viga vagão, na qual os montantes centrais compostos de pequenas
barras rígidas interconectadas por um único nó, formam os módulos em triângulos
que se repetem ao longo do eixo central da cobertura; esses nós são tensionados
através dos cabos que saem das articulações dos seus extremos.
De um lado
articulado em uma treliça de banzos paralelos, sendo o banzo superior dessa
treliça interconectado na chapa da cobertura e do outro articulado na própria
alvenaria de vedação, fechando a poligonal desse sistema onde a cobertura também
se encontra interconectada.
Pirâmide
do Louvre
Através do
uso de uma grelha de treliças e viga vagão, foi desenvolvida a Pirâmide do
Louvre.
Cada uma das
quatro faces da pirâmide é composta por uma espécie de grelha que se apóiam nos
cantos. A grelha é formada por diversas treliças, que estão dispostas
paralelamente às arestas superiores da pirâmide.
Os esforços
de flexão são os menos desejados nas barras, sob qualquer influencia de
carregamento, pois exigem dimensões maiores em suas seções. Uma forma simples
de diminuir e até evitar esses esforços é atirantar a barra, transformando-a em
um elemento estrutural denominado viga vagão.
Dessa forma,
passam a predominar os esforços de tração e compressão simples. Com o acréscimo
de diagonais, além dos montantes, a viga vagão pode ser transformada em uma
treliça como são as treliças da face dessa pirâmide (vide imagem adiante).
A barra do
banzo superior, bastante esbelta, apresenta problemas de flambagem, enfrentado
com o travamento propiciado pelos demais banzos das treliças da grelha e pelos
cabos de pré- tensionamento.
Um
conjunto de cabos paralelos à base da pirâmide perpassa as treliças, provocando
a pré-tensão. Esses cabos, quando solicitados, aumentam os esforços de tração
nas barras compostas por cabos, impedindo assim, a inversão dos esforços
provocados pela sucção do vento e assegurando ao conjunto, estabilidade.
Conceituação fraca: - 0,3
ResponderExcluirSem referências de pesquisa: -0,5
Nota: 1,2